ACADEMIA DE DESENHO E PINTURA

Na BASE ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante, fomentando a autonomia na prática artística, assim como, o desenvolvimento de uma linguagem própria. 

A Academia de Desenho e Pintura destina-se a um público interessado numa formação global destas disciplinas, fornecendo os conhecimentos práticos e teóricos que permitem o desenvolvimento de um trabalho autoral critico e exigente. 

Este programa tem como principal objetivo a constituição de um portefólio, variado e personalizado, resultante do desenvolvimento autoral dos seus participantes. A sua frequência permite o conhecimento essencial quer do Desenho quer da Pintura, assim como, o domínio do vocabulário específico destas disciplinas.

O ensino do Desenho e da Pintura está interligado. Sem comprometer a autonomia de cada disciplina, exploraremos as relações e contaminações de ambos os modos de fazer ao longo da história e na atualidade. O programa da Academia de Desenho e Pintura interliga a aprendizagem formal e técnica com uma forte vertente teórica, consolidando o conhecimento teórico-prático destas disciplinas, com ênfase nos vários temas que constituem a sua história moderna e contemporânea.

O programa completo da Academia de Desenho e Pintura é constituído por dois anos letivos, no final dos quais o aluno pode candidatar-se à frequência da Residência Artística 1.0.

Desenho e Pintura composto por dois programas interligados: 
.Teórico-Prático Desenho e Pintura os movimentos artísticos mais relevantes, organizados cronologicamente desde meados do século XIX até à atualidade. Cada tema explora na prática questões, técnicas e utilização de materiais específicos e é enquadrado por sessões teóricas de História da Arte, bem como de Filosofia, Teoria da Arte e Estética.
.Laboratório de Investigação composto por onze programas independentes, sendo cada um orientado por um artista convidado ou professor da BASE que ao longo de quatro sessões explora processos criativos, práticas e técnicas do Desenho e da Pintura.

Além do programa de Desenho e Pintura, onde se promove a aprendizagem dos conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento de uma prática artística autónoma, a Academia de Desenho e Pintura inclui, à semelhança de todos os cursos práticos lecionados na BASE, a frequência opcional dos programas Lugares da Arte; curso teórico História da Arte e Filosofia, Teoria da Arte e Estética. As aulas práticas são presenciais, enquanto as aulas teóricas são realizadas online, através da plataforma Google Meetings.

Seguindo os movimentos artísticos mais relevantes, organizados cronologicamente desde meados do século XIX até à atualidade. Cada tema explora na prática questões, técnicas e utilização de materiais específicos e é enquadrado por uma sessão teórica de História da Arte e outra de Filosofia, Teoria da Arte e Estética.

PROGRAMA ANO 2024/2025 princípios do século XX até à atualidade.

O Nariz de Picasso
Materiais tintas de óleo, pastel seco, pastel de óleo, carvão, tela, papel
Conteúdos programáticos Começamos o ano com exercícios sobre a produção de picasso entre 1907 até aos anos trinta, dos narizes torcidos às duplas faces, da vida na cidade às praias de dinard. Os exercícios propostos incindem em questões de presença, magia, desejo e secretismo.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 30 Setembro, 7 e 14 Outubro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 1, 8, 15 Outubro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

O Quadrado Preto
Materiais guache, grafite, tinta da china, cola em stick, cola de madeira, tela, papel
Conteúdos programáticos Através de colagens e sobreposições de imagens procuraremos entender a ideia da pintura como abstração geométrica. Veremos também como a escala e o formato influenciam a linguagem das imagens em quadros, posters ou desenhos.
Aulas Desenho e Pintura quintas, 24, 31 outubro, 7 novembro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 22, 29 outubro, 5 novembro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética
horário a anunciar

Naturezas mortas metafísicas, uma construção
Materiais
tintas de óleo, carvão, aguarela, papel, tela
Conteúdos programáticos Exercícios variados onde analisaremos a estrutura de naturezas mortas partindo de exemplos de obras de Giorgio de Chirico e Giorgio Morandi. Este curso explora a construção minuciosa do modelo e a sua observação, considerando: a luz, a contaminação de cor entre objetos próximos, a cor tonal na relação figura/fundo, o apagamento das linhas de contorno pela mancha. Exploraremos também o uso de uma iconografia bizarra e perspectivas impossíveis na criação de um ambiente onírico e misterioso.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 11, 18, 25 novembro, 2 dezembro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 12, 19, 26 novembro, 3 dezembro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

A luz artificial e o modelo
Materiais: tintas de óleo, carvão, guache, aguarela, tinta da china, tela, papel
Conteúdos programáticos Este curso explora a observação e encenação de um corpo no espaço; como a luz elétrica invade o gesto que descreve e modela a pele do modelo, como este se destaca ou mistura no ambiente e como a relação figura /fundo deforma ou altera o corpo desenhado. Serão dados exemplos de figuração de Francis Bacon, Lucien Freud, David Hockney e Frank Auerbach.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 9, 16 Dezembro, 6, 13 Janeiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte  terças, 10, 17 Dezembro, 7, 14 Janeiro Fevereiro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

A Escala Americana
Materiais tintas de óleo, acrílico, tinta-da-china, carvão, guache, papel, tela
Conteúdos programáticos Através de exemplos da escola de Nova Iorque e de trabalhos emblemáticos do expressionismo abstrato, faremos inúmeros exercícios de pequena escala mas com a ambição de se tornarem enormes, de uma escala desmesurada. Veremos também como a técnica e o material se manifestam na superfície da tela ou do papel, evidenciando o percurso de um corpo em performance.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 20, 27 Janeiro, 3, 10 Fevereiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte  terças, 21, 28 Janeiro, 4, 11 Fevereiro | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

 A life lived, do cartoon político aos emblemas do cotidiano
Materiais tintas de óleo, carvão, tinta da china, guache, papel, tela
Conteúdos programáticos Este curso explora a observação do dia a dia e dos seus símbolos, bem como a maneira como a atualidade se imiscui na produção artística. Tendo por mote o regresso à figuração de philip guston nos anos 70, estabeleceremos relações entre poesia e pintura, autobiografia e caricatura.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 17, 24 Fevereiro, 10, 17 Março | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte  terças, 18, 25 Fevereiro, 11, 18 Março | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar
* Férias do Carnaval 3 e 4 Março

Objetos visuais, coisas acopladas e trabalhos híbridos
Materiais
carvão, guache, pastéis de óleo, marcadores, tinta acrílica, cola de madeira, jornais velhos e revistas, papel, tela
Conteúdos programáticos Como juntar elementos tridimensionais, sonoros, ou outros, às disciplinas de desenho e pintura? Neste curso exploramos os temas de apropriação e colagem, o que é de ordem pessoal ou coletiva, através de múltiplos exercícios, tendo por mote a produção artística de autores como Jasper Johns, Rober, Rauschenberg, John Cage ou Merce Cunningham.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 7, 14, 28 Abril, 5 Maio | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 8, 15, 29 Abril, 6 Maio | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar
*Férias da Páscoa 15 a 23 Abril

Máscaras de graffiti e a cidade como galeria
Materiais
tinta acrílica, guache, spray, pedaços de cartão, x-ato, cola de madeira, pastel de óleo, tela, papel
Conteúdos programáticos Exercícios variados tendo por objetivo a construção de um conjunto de símbolos personalizados que se podem repetir em várias superfícies. Este curso explora a construção e realização de máscaras para graffiti e serigrafia, bem como o desenho como forma simples e direta de comunicação. Das repetições de Andy Warhol aos desenhos ritmados de Keith Harring, do breakdance nas ruas às inscrições /poemas de Basquiat, veremos como a cidade pode ser uma galeria de arte.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 12, 19, 26 Maio, 2 Junho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 13, 20, 27 Maio, 3 Junho | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Palavras Desenhadas
Materiais
acrílico, guache, marcadores, pasteis de óleo, x-ato, cola de madeira ou em stick, sobre papel, cartão ou outros materiais reciclados como pedaços de madeira, plástico, embalagens, etc.
Conteúdos programáticos Partindo de exemplos de Cy Twombly, Bruce Nauman, Jenny Holzer, Ed Ruscha, entre outros, exploraremos a inscrição da palavra e texto na tela ou papel. Exercícios variados sobre a palavra como símbolo gráfico em vários suportes e escalas.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 9, 16, 26, 30 Junho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 17, 27 Junho, 1 Julho | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

Gerard Richter e Luc Tuymans
Materiais
tinta de óleo, guache, tela, papel
Conteúdos programáticos Como se apropriam estes autores de várias fontes documentais na produção da sua obra? Exercícios de pintura a partir de imagens fotográficas, jornais, livros, documentários, filmes, livros, publicidade, etc.
Aulas Desenho e Pintura segundas, 7, 14, 21, 28 Julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30.
Aulas Teóricas História da Arte terças, 8, 15, 22 Julho | 18h30/20h
Aulas Teóricas Filosofia, Teoria da Arte e Estética horário a anunciar

TÉCNICAS E MATERIAIS
. Tintas de água, aguarela, guache, acrílico, tinta da China
Relação figura fundo;
Técnica de claro escuro;
Como diversificar entre a mancha e a linha na modelação de um objeto, figura ou abstração;
Estabelecer campos de cor por contraste ou tonalmente;
Transparência e opacidade;
Uso adequado de médiuns;
Os vários comportamentos da tinta conforme a superfície e características do papel;
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;

. Riscadores pastel de óleo, pastel seco, carvão, sanguínea, aparo, grafite, lápis de cor, cera, marcadores, pontas de feltro, esferográficas, etc.
Figuração e escala (retrato, corpo inteiro e paisagem);
Proporção e relação de figuras num plano;
Características de inscrição ou mancha dos vários materiais;
Desenho de linha no contorno ou percurso de uma representação;
Várias velocidades de execução;
Caligrafia e automatismos.

. Tintas de óleo
Presença da cor;
Cores complementares;
Função das cores quentes e frias;
Velaturas e sobreposições;
Cor local e cor inventada;
Reação da tinta em várias superfícies distintas;
Uso adequado de médium e percentagens corretas (os vários diluentes, aglutinantes, médios de secagem rápida, retardantes, etc.);
Características e uso adequado de pincéis com vários formatos ou cerdas;
Compreender fundo ambiental ou ilusionístico;
A importância do gesto na execução da pintura e do seu ritmo;
Engradar e preparar telas.

PROGRAMA ANO 2025/2026 meados do século XIX até ao princípio do século XX.

Romantismo e a paisagem: William Turner e Caspar David Friedrich 
Materiais aguarela, guache, papel para técnicas húmidas.
Conteúdos programáticos Incidindo no Romantismo, particularmente na representação da paisagem e no modo como William Turner e Caspar David Friedrich a utilizaram como tema fundamental na sua prática pictórica, iremos desafiar os participantes a produzir uma série de trabalhos, em que o movimento ou a estaticidade serão contemplados.

Romantismo e a figuração: Goya e Delacroix 
Materiais tintas de óleo, guache, tela, papel.
Conteúdos programáticos Este curso aborda a figuração incidindo no percurso destes dois pintores, assim como no contexto que os envolvia. Os trabalhos produzidos têm como fim a exploração do cromatismo e construção da figura humana e animal.

Daumier e Corot 
Materiais pastel de óleo, papel, tela.
Conteúdos programáticos A vivência da paisagem e a consciência da relação da pintura com o contexto envolvente, seja ele no plano social, ou simplesmente no plano da fruição da natureza. Exercícios variados de observação e composição.

O cotidiano e o ar do tempo, do ideal para o real 
Materiais carvão, guache, aguarela, tinta da China, papel.
Conteúdos programáticos Procuraremos observar tudo o que nos rodeia de forma objetiva e crua. Veremos também como o uso da escala pode interferir com o(s) tema(s) escolhidos e a sua mensagem.

A sombra colorida
Materiais tintas de óleo, carvão, guache, tela, papel.
Conteúdos programáticos Tendo como referência a Belle Époque e o grupo Impressionista, exploraremos através do desenho e da pintura questões como: a urgência, o inacabado, a marca, a paisagem escolhida e a luz.

Paraísos Artificiais 
Materiais tintas de óleo, carvão, pastel seco, guache, papel.
Conteúdos programáticos Apropriação de temas da pintura Simbolista: o Fantástico, o inconsciente, o sonho, anjos e demónios. Este curso explora a ligação subjetiva da poesia com a pintura, a ideia de vertigem, intoxicação e criação de espaços ambíguos.

Ukiyo-e e a Pintura 
Materiais carvão, guache, pastéis de óleo, tinta da China, marcadores, papel.
Conteúdos programáticos Este curso explora a contaminação das artes gráficas na Pintura, nomeadamente, a xilogravura japonesa na obra de Vincent Van Gogh e as citações boémias de Paris na produção de Posters de Henri Toulouse-Lautrec. Exercícios sobre figura fundo, decoração e ritmo, síntese e mensagem.

O Monte de Santa Vitória 
Materiais tintas de óleo, guache, lápis, aguarela, tela, papel.
Conteúdos programáticos Como abrir, fraturar e modular a forma? Este curso estabelece a ligação entre a construção de naturezas mortas e paisagem. Veremos a importância que Cézanne deu aos espaços intocados da tela e aos espaços em branco nas suas inúmeras aguarelas.

O Bordel Filosófico 
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, pastéis de óleo, tela, papel.
Conteúdos programáticos As máscaras e o olhar, apropriação e magia
Exercícios a partir da produção de Picasso no início do século XX e a influência da arte “primitiva” na sua prática artística.

A cidade e as máquinas 
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Conteúdos programáticos Através da observação de obras emblemáticas do Futurismo, Expressionismo e do Cubismo, veremos como a recolha e manipulação de imagens e objetos, passou a integrar as disciplinas do desenho e da pintura. Exercícios variados sobre acumulação e síntese, expressão e contenção.

Dadaísmo e surrealismo 
Materiais tintas de óleo ou acrílico, guache, marcadores, cola de madeira, x-ato, tesoura, revistas, jornais, tela, papel.
Conteúdos programáticos Exercícios de colagem e associação automática. Colaboração entre alunos na construção de vários trabalhos a várias mãos onde o acaso e o inesperado serão um fator comum.

Laboratório de Investigação 1.0
Horário quintas, 3, 10, 17 outubro 2024 | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professora Flávia Germano Barra
. Nota biográfica Flávia Germano Barra Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 2.0
Horário segundas, 21 e 28 outubro e 4 novembro | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Hugo Bernardo
. Nota biográfica Hugo Bernardo (1988) Nasceu, vive e trabalha em Lisboa (PT). Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co (Centro Arte e Comunicação Visual) onde também lecciona. Concluiu a sua investigação no Mestrado da Faculdade de Belas Artes (Universidade Lisboa). Expõe regularmente desde 2010 com diversas exposições, projectos, prémios e residências. O seu trabalho encontra-se representado em múltiplas colecções particulares. A sua obra como ficção imersiva, antropologia ou indagação, reporta a uma essência mítica da memória enquanto origem imanente das imagens.

Laboratório de Investigação 3.0
Horário quintas, 14, 21, 28 novembro e 5 dezembro 2024 | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Sandrine Llouquet
. Nota biográfica Sandrine Llouquet é uma artista plástica franco-vietnamita, nasceu em 1975. Licenciou-se em Belas Artes em 1999 na Escola de Belas Artes de Nice (França). O seu trabalho foi exposto na Ásia, Europa e EUA, incluindo a Bienal Artfem (Macau), a Bienal de Singapura, a Bienal de Shenzhen, Kenpoku Art (Ibaraki), Ke Art Center (Xangai), ARKO (Seul), VCCA (Hanói), Palais de Tokyo (Paris), 52ª Bienal de Veneza Collateral Prog, Le Point Commun (Annecy), Yerba Buena Center for the Arts (São Francisco), The Mistake Room (Los Angeles)… Paralelamente, desenvolveu actividades culturais em França e depois no Vietname, para onde se mudou em 2005. Foi co-fundadora do espaço dirigido por artistas “Atelier Wonderful” e do coletivo “Mogas Station”. De 2016 a 2019, dirigiu o museu “Salon Saigon” na cidade de Ho Chi Minh. Mudou-se para Lisboa em 2019, onde passou um primeiro ano a realizar pesquisas sobre Azulejos e mosaicos vietnamitas com o apoio da Fundação Oriente. Em 2021, lançou “O Gabinete de Madame Thao”, um espaço artístico híbrido em Lisboa.

Laboratório de Investigação 4.0
Horário quintas, 12, 19 dezembro, 2, 9 Janeiro 2024 | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 5.0
Horário quintas, 16, 23, 30 janeiro, 6 fevereiro | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 6.0
Horário quintas, 13, 20, 27 fevereiro, 6 março | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor 
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 7.0
Horário quintas, 13, 20, 27 março, 3 abril | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor Francisca Carvalho
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

Laboratório de Investigação 8.0
Horário quintas, 10, 24, 30 abril, 8 maio | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 9.0
Horário quartas e quintas, 15, 22, 29 maio, 5 junho| 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 10.0
Horário quartas e quintas, 11, 18, 26 junho, 3 julho | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor a anunciar
. Nota biográfica 

Laboratório de Investigação 11.0
Horário quintas, quintas, 10, 17, 24, 31 | 10h30/13h ou 18h30/20h30
Professor André Almeida e Sousa
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global.

Neste programa visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. Estas visitas serão orientadas alternadamente pelos membros que compõem o corpo docente da BASE.

Horário Mensal, Quarta, 15h/18h

O curso de História da Arte oferece uma perspectiva transnacional e que analisa a evolução da arte ao longo dos séculos, com uma metodologia abrangente e fresca, tendo em conta os seus antecedentes e as linguagens actuais. Das inovações técnicas que levam ao bem-pintar influenciado pelo classicismo, até aos alfabetos visuais que compõem as novas vanguardas da arte imersiva, o ciclo de estudos de História da Arte foca-se num método de análise das manifestações artísticas que promove ligações entre as artes visuais e os materiais de suporte da literatura, do teatro e da música, num entrosamento constante entre cultura, arte e mercado.

Com a intenção de pensar numa cena artística à escala global, traremos visibilidade à contemporaneidade recorrendo a exemplos visuais e teóricos, mas sem descurar o passado que nos trouxe até à actualidade. Da introdução ao modernismo à problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco, a produção artística invocada é multi, intra e transdisciplinar, um território que serve de pretexto para lidarmos com a observação e receção para caracterizar, refletir e promover a filosofia da arte por trás das obras interpretadas, reforçando o aluno de uma atitude crítica, que os torne parte do diálogo artístico, enquanto parte ativa da sua estrutura.

Estabelecidas as bases históricas, irá ser feita uma ponte constante para o culminar das inovações artísticas para o nosso olhar actual, pelo que também se visa expandir o campo de estudos para outras perspetivas que se impõe pela sua força e representação. Para além de outros quadrantes geográficos que ficam fora dos estudos clássicos da arte, também os meios e ferramentas artísticas serão diversos, como o programa do curso de História da Arte mapeia.

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Horário Terças, 18h30/20h

Professor Miguel Meruje
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Programa
A Paisagem Apocalíptica
Romantismo na Europa e os Sonhos em Tela
Sublime Memória da Aura
A Luz em Viagem
Impressões e Imitações das Emoções
O Nevoeiro e o Desaparecimento
O Espelho e a Verdade
A Origem da Pintura e a Reprodução
Pre-História do Nosso Moderno
Da Paisagem Exterior Para A Nova Paisagem Interior da Humanidade
A Perversão Surrealista e o Pesadelo no Pensamento

O Quadrado Negro e os Monocromáticos
O Fim da Arte Sem Forma
Suprematismo do De Stijl e Cor da Bauhaus
Sobre o Minimalismo
As Ruas e a Pop Art
O Espectador
Arte Conceptual
Cubo Branco e Caixas de Vidro
Invisibilidades e Visões do Vazio
Da Video Art à Land Art
Arte Imersiva
A Forma Artística: Do Vazio Mínimo à Luz Total

Periferias e Outras Perspectivas
O Corpo nas Vanguardas – o Todo, o Fragmento e Formas Disformes
Fotografia como Arte
Arte Portuguesa e o Modernismo Português
O Sistema da Black Mountain School
O Zero — Tradução e Prática
Arte no Feminino
Arte e Arquitectura
Séries e Repetições
Graffiti e Street Art
Nova Iorque vs Los Angeles
Arte Digital

A Estética e a Teoria da arte são disciplinas centrais para as artes e humanidades. Ao abordarem questões filosóficas do mundo contemporâneo sobre uma ampla gama de formas de arte e ao examinarem, entre outros, conceitos como o de experiência estética, o de valor artístico, o de cultura, o de beleza, o de emoção, o de criatividade, o de imaginação, ambas remetem para os fundamentos da nossa humanidade comum.

Na esteira de fenómenos mundiais como a descolonização, o neoliberalismo, os processos de globalização e a internet, a História e a Teoria da arte começam a ter novas abordagens no estudo da arte em todo o mundo. Esta esta disciplina irá dedicar-se à temática do Mundo Contemporâneo globalizado, visando oferecer informações valiosas sobre a sociedade atual através da sua combinação única de perspetivas históricas, debates e análises voltadas para o futuro.

A Arte Contemporânea em particular tem sido considerada uma condição do “global”, já que o mapa do mundo da arte inclui locais antes considerados periféricos para a geografia do cânone histórico da arte. O momento em que se vive encerra múltiplos desafios em metodologias críticas, muitas vezes necessitando de leituras históricas e culturalmente específicas ao negociar paradigmas discursivos do que tem sido um corpo de teoria e crítica da arte engendrado em grande parte pelo mundo ocidental.

Assim sendo, e seguindo a linha iniciada anteriormente, iremos desenvolver os tópicos anteriormente abordados, a saber: teorias da “era da informação” e da “sociedade em rede”; novas geografias culturais articuladas por meio de tecnologias de informação globais; a Internet como espaço tecnológico de política global, no qual operam questões identitárias; mercados online emergentes considerados da perspetiva do produtor e consumidor.

Este curso será lecionado num regime misto, simultaneamente presencial e online (através da plataforma zoom). Na eventualidade de um confinamento, a frequência deste curso será apenas online.

Horário a anunciar

Professor Pedro Miguel Arrifano
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

Conteúdos Programáticos

A Estética Filosófica

A Estética Empirista

A Estética Psicológica

A Estética Historicista e a Sociológica

A Estética Fenomenológica

Teoria Platónica da Beleza: O Banquete e o Hípias Maior de Platão

Teoria Aristotélica da Beleza: A poética de Aristóteles

Teoria Kantiana da Beleza

A Beleza Segundo a Estética Idealista Alemã

Teoria Hegeliana da Beleza

O Trágico /O Dramático/ o Cómico

Teoria do Sublime

O Feio na Arte

A Arte e a Moral

Ofício, Técnica e Forma, na Arte

A Teoria do Jogo: Schiller

As Teorias semióticas da arte: Charles Sanders Pierce, Ferdinand de Saussure, A Escola Gestalt, Umberto Eco.

James Joyce – Retrato do Artista Quando Jovem

Thomas Mann – Morte em Veneza

O neo-marxismo na arte: Lukács, Walter Benjamin e Adorno

O que é o Pós-modernismo?

O que é um autor? De Michel Foucault 

O que é um Dispositivo? Deleuze e Foucault

O absurdo da arte e a arte do absurdo

À espera de Godot-Samuel Beckett

Seis personagens à procura de um autor. Pirandello-“A arte que se discute a si própria: quem consegue representar melhor a vida de uma personagem do que ela própria?”.

A Estética do Fim de século:
Vattimo e a estética da existência
Arthur C. Danto e o fim da arte
Dickie: A arte como Instituição
Gadamer: As bases antropológicas da experiência estética

O apelo da popularidade, da ideologia e da teoria: a objetificação da arte e o protesto fracassado do sujeito: a década de 70.

A Identidade em conflito, o eu e a sociedade: a década de 80

A busca pela autenticidade e a revolta contra a pseudo-arte conceptual: a década de 90

A alternativa à arte do entretenimento: uma arte que não procura cair nas boas graças do espetáculo e que se preocupa mais em ser reflexiva do que facilmente provocativa.

Homo spectator: Se o espectador nascente for o próprio homem, a morte do espectador será a morte da humanidade. É a barbárie que ameaça um mundo sem espectador. (Mondzain, Marie-José. Homo Spectator. 2007. Trad. Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro, 2015)

“A privação é como um rosto” do livro O homem sem conteúdo, do pensador italiano Giorgio Agamben: uma análise da situação da arte contemporânea a partir do contexto de “crise da obra de arte”.

ANDRÉ ALMEIDA E SOUSA
. Nota biográfica São Miguel, Açores. 1974. Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998; Curso Avançado, ar.co, Lisboa, 2001. Expõe regularmente desde 2001. Está representado, entre outras: coleção Ariane de Rothschild, Governo Regional dos Açores, Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou a Base Escola de Arte em 2021.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

FRANCISCA CARVALHO
. Nota biográfica Coimbra,1981. Vive e trabalha em Lisboa. Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co, de Filosofia na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Artes Visuais na Maryland Institute College of Arts ao abrigo da bolsa Fundação Carmona e Costa/Fulbright e de Artes Visuais do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Expõe regularmente desde 2005. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas de desenho e pintura. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

HUGO BERNARDO
. Nota biográfica Hugo Bernardo (1988) Nasceu, vive e trabalha em Lisboa (PT). Estudou Pintura e Desenho no Ar.Co (Centro Arte e Comunicação Visual) onde também lecciona. Concluiu a sua investigação no Mestrado da Faculdade de Belas Artes (Universidade Lisboa). Expõe regularmente desde 2010 com diversas exposições, projectos, prémios e residências. O seu trabalho encontra-se representado em múltiplas colecções particulares. A sua obra como ficção imersiva, antropologia ou indagação, reporta a uma essência mítica da memória enquanto origem imanente das imagens.

 MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

SANDRINE LLOUQUET
. Nota biográfica Sandrine Llouquet é uma artista plástica franco-vietnamita, nasceu em 1975. Licenciou-se em Belas Artes em 1999 na Escola de Belas Artes de Nice (França). O seu trabalho foi exposto na Ásia, Europa e EUA, incluindo a Bienal Artfem (Macau), a Bienal de Singapura, a Bienal de Shenzhen, Kenpoku Art (Ibaraki), Ke Art Center (Xangai), ARKO (Seul), VCCA (Hanói), Palais de Tokyo (Paris), 52ª Bienal de Veneza Collateral Prog, Le Point Commun (Annecy), Yerba Buena Center for the Arts (São Francisco), The Mistake Room (Los Angeles)… Paralelamente, desenvolveu actividades culturais em França e depois no Vietname, para onde se mudou em 2005. Foi co-fundadora do espaço dirigido por artistas “Atelier Wonderful” e do coletivo “Mogas Station”. De 2016 a 2019, dirigiu o museu “Salon Saigon” na cidade de Ho Chi Minh. Mudou-se para Lisboa em 2019, onde passou um primeiro ano a realizar pesquisas sobre Azulejos e mosaicos vietnamitas com o apoio da Fundação Oriente. Em 2021, lançou “O Gabinete de Madame Thao”, um espaço artístico híbrido em Lisboa.

 

Por favor, consulte a nota biográfica de cada professor das restantes disciplinas no separador de cada conteúdo programático.

*Estacionamento incluído em horário pós laboral.

Teórico-Prático Desenho e Pintura
Aula Desenho e Pintura
segundas, 10h30/13h ou 18h30/20h30 

Laboratório de Investigação
Aula Desenho e Pintura quintas, 10h30/13h ou 18h30/20h30.

Atelier Livre
segundas e quintas, 14h30/18h30

Lugares da Arte
quartas, 14h30/17h

Filosofia, Teoria da Arte e Estética
a anunciar

História da Arte
terças, 18h30/20h

ANO LETIVO 2024/2025
Início do ano letivo 30 setembro 2024
Término do ano letivo 31 julho 2025

PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2024 a 1 janeiro 2025
Férias do Carnaval 28 fevereiro 2025 a 4 março 2025
Férias da Páscoa 15 abril 2025 a 23 abril 2025

FERIADOS
Implantação da República sábado, 5 outubro 2024
Dia de Todos os Santos sexta, 1 novembro 2024
Restauração da Independência domingo, 1 dezembro 2024
Dia da Imaculada Conceição domingo, 8 dezembro 2024
Natal quarta, 25 dezembro 2024
Véspera de Ano Novo terça, 31 dezembro 2024
Ano Novo quarta, 1 Janeiro 2025
Carnaval terça, 4 março 2025
Sexta-Feira Santa sexta, 18 abril 2025
Páscoa domingo, 20 abril 2025
25 de Abril sexta, 25 abril 2025
Dia do Trabalhador quinta, 1 maio 2025
Dia de Portugal terça, 10 junho 2025
Dia de Santo António sexta, 13 junho 2025
Corpo de Deus quinta, 19 junho 2025

FERIADOS | AULAS DE SUBSTITUIÇÃO
Dia do Trabalhador – quinta, 1 maio 2025 | aula de substituição quarta, 30 abril
Corpo de Deus – quinta, 19 junho 2025 | aula de substituição quarta, 18 junho

Propina Anual 1705,5 euros*
*Em alternativa os participantes podem efetuar o pagamento da propina mensalmente no valor de 170,00 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com a taxa de inscrição no valor de 85,00, bem como o seguro escolar anual  (5,50 euros) perfazendo um total de 260,50 euros.

REGULAMENTO INTERNO 
CAPÍTULO IV
Pagamentos
Secção I

Mensalidades e Propinas

Art.º 13º – A taxa de inscrição, o seguro de acidentes pessoais escolar e os valores das propinas encontram-se afixados no site www.abaseescoladearte.pt. O valor da inscrição e o seguro de acidentes pessoais escolar são pagos no momento da inscrição e não serão restituídos em caso de desistência.

Art.º 14º – As mensalidades são pagas, obrigatoriamente, nos primeiros 8 dias do mês ao qual dizem respeito.

Art.º 15º – Em caso de não cumprimento do prazo referido no Art.º 14, acresce à respetiva mensalidade o valor de 10%.

Art.º 16º – O pagamento da totalidade das mensalidades do ano letivo no ato de inscrição isenta o aluno ou artista residente do pagamento da taxa de inscrição.

Art.º 17º – A Base não efetua devoluções da propina salvo se cancelar os respetivos cursos.

Secção II

Condições de Pagamento

Art.º 18º – As mensalidades são pagas de setembro a julho*.

* Compete ao aluno, comunicar por email ([email protected]), a desistência dos Cursos e Residências Artísticas com 30 dias de antecedência.

Este curso é adequado a participantes sem experiência?

Na Base ministramos um ensino heterogéneo e direcionado com o objetivo de promover uma aprendizagem adaptada a cada participante. Em cada turma, os docentes acompanham o trabalho de cada aluno tendo em conta o seu nível de aprendizagem, tendo como ponto de partida o programa do curso.

Posso transitar entre o horário diurno e pós laboral? 

Cada Curso Intensivo de Desenho e Pintura compreende a frequência de duas aulas práticas semanais durante quatro semanas. Os participantes podem frequentar o horário diurno e pós laboral de acordo com a sua disponibilidade. 

Posso transitar entre o regime presencial e online?

Este curso funciona num modelo misto, simultaneamente online e presencial. Os participantes podem transitar entre o regime presencial e online.

Antes de me inscrever gostaria de agendar uma visita para conhecer a escola.

Para agendar uma visita à escola, por favor preencha o formulário infra destinado a esse efeito. Entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.

Como faço para me inscrever?

A inscrição é realizada online, através do nosso site. As fichas de inscrição encontram-se no nosso site, na página do respetivo curso. 

Após o preenchimento da ficha de inscrição, por favor consulte o seu email onde vai encontrar um email automático com as informações relativas ao pagamento das propinas, seguro e taxa de inscrição, bem como, as questões relacionadas com a operacionalidade deste curso e uma cópia das perguntas frequentes. Se não receber o email na sua caixa de entrada por favor consulte a pasta de spam ou a pasta outros.

Como é realizada a comunicação entre a escola e os participantes de cada curso?

Cada curso lecionado na BASE tem um grupo no what’s app para agilizar a comunicação entre alunos e docentes, nomeadamente, entrada na escola, no zoom, materiais e questões que possam surgir relacionadas com o decorrer do curso. As questões relacionadas com o atendimento geral ou contabilidade, devem ser endereçadas por email para o respectivo departamento.

Não sei qual é o link para participar nas aulas através da plataforma zoom.

O link para participar online nas aulas encontra-se na descrição do grupo do what’s app do respectivo curso.

Se tiver alguma questão por favor entre em contacto conosco através do telefone 927549092 ou por email ([email protected])

 É obrigatória a utilização de máscara dentro das instalações da Base Escola de Arte e nos espaços comuns da EB 2/3 Manuel da Maia.

 É obrigatório desinfetar as mãos antes e depois de tocar em superfícies comuns como torneiras, interruptores ou puxadores usando, para esse efeito, o sabão azul e branco e os desinfetantes que se encontram em cada lavatório.

 Qualquer aluno que tenha os sintomas (febre, tosse ou dificuldade em respirar) ou tenha estado em contacto com alguém infetado com o vírus COVID 19 deve informar imediatamente o SNS através dos contactos abaixo e a direção Base Escola de Arte.

Medidas de prevenção recomendadas pelo Serviço Nacional de Saúde:

 Distanciamento social: manter distância de pelo menos um metro

 Evitar cumprimentos que impliquem contacto físico

 Etiqueta respiratória:
. tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
. utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
. deitar o lenço de papel no lixo
. lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir

 Reforçar as medidas de higiene:
. lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
. evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias

Contactos SNS 24

Se tem sintomas deve:
 Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 e escolher a opção:
. 1 – se tem febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou tosse, e seguir as orientações dadas
. 2 – se apresentar outros sintomas sem ser febre ou tosse, e seguir as orientações dadas

 Evitar estar próximo de pessoas

Se não tem sintomas, mas esteve em contacto com alguém infetado:

 Deve contactar o SNS 24 através do 808 24 24 24 e escolher a opção 0 – ” Se não tem febre, nem tosse, nem qualquer outro sintoma, mas esteve perto de uma pessoa que tem COVID-19 ou que fez recentemente o teste” – e seguir as orientações que lhe são dadas.

Notas

 A Base Escola de Arte não se responsabiliza por qualquer situação de contágio que possa ocorrer.

 O seguro escolar apenas cobre acidentes pessoais ocorridos na escola e não doenças.