RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Residência Artística – Programa de Desenvolvimento Autoral

A Residência Artística BASE – Programa de Desenvolvimento Autoral tem como objetivo promover a preparação dos participantes para atuarem com consistência, liberdade e autonomia no mundo contemporâneo. Este programa assenta em três premissas interligadas: o desenvolvimento de uma linguagem autoral, o aprofundamento do pensamento artístico e a promoção da autonomia para atuar com intencionalidade e consciência no meio artístico contemporâneo.

Com uma abordagem interdisciplinar, a residência articula a prática com a reflexão crítica, colocando em destaque questões de autonomia e construção autoral. As propostas programáticas partem destas premissas e baseiam-se em contextos reais e atuais do meio artístico, criando oportunidades para experimentar, analisar e intervir em situações concretas. Os conteúdos programáticos acompanham o desenvolvimento do trabalho artístico desde o seu processo de criação até à apresentação pública, proporcionando ferramentas para interpretar, colaborar e atuar com autonomia no meio artístico contemporâneo.

1. Acompanhamento tutorial
Sessões regulares com os tutores da BASE e convidados, dedicadas ao acompanhamento dos projecto dos artistas residentes, à análise do seu percurso autoral e ao planeamento da produção e apresentação do seu trabalho.

2. Seminários de investigação
Sessões em que os professores da BASE e convidados, de várias áreas do meio artístico e da sociedade civil, apresentam publicamente as suas investigações práticas e teóricas, promovendo um espaço de escuta, debate e partilha metodológica.

3. Grupos de Trabalho e Peer Review
Momentos colaborativos dedicados ao desenvolvimento dos projetos que compõem o programa.

4. Sessões com convidados
Artistas ou agentes do meio artístico convidados, que partilham o seu percurso, assim como o modo de funcionamento dos diferentes contextos artísticos em que estão inseridos.

5. Projetos Expositivos
As apresentações públicas, individuais ou coletivas, em contexto expositivo, são parte integrante do programa e servem de mote para grande parte dos seus conteúdos: permitem testar ideias, consolidar práticas e abrir diálogo com diferentes públicos.
Além de exposições individuais no Salão da BASE, os artistas residentes participam nas três exposições coletivas anuais da BASE, realizadas no Natal, na Bienal de Valada e no Verão, com projetos site specific, desenvolvidos no âmbito do programa e apresentados exposições individuais.

6. Percursos Contextuais
Apresentações e visitas guiadas a espaços, comunidades e instituições cuja história e atividade (Lisboa Judaica, Lisboa Islâmica, bairros em transformação, museus de resistência, etc.) permitem compreender temas centrais da sociedade contemporânea, como memória, território, identidade, ecologia, trabalho, género e desigualdade. Estes momentos não impõem temas de trabalho, mas oferecem ferramentas críticas para pensar e atuar com consciência acerca do mundo que habitamos.

7. Lugares da Arte
O meio artístico português, à imagem do meio internacional, é um ecossistema composto por vários setores culturais, económicos e financeiros que orbitam à volta da produção artística e se cruzam entre si numa escala regional e global. Neste programa visitaremos galerias, museus, acervos, ateliers, entre outros espaços culturais. 

8. Formação Técnica e Teórica
Acesso às aulas teóricas (Filosofia, Teoria da Arte e Estética; História da Arte; Mercados da Arte) e oficinas práticas da escola (Cerâmica; Desenho e Pintura; Escultura em Madeira*; Serigrafia*), com possibilidade de cruzamento entre disciplinas e suporte técnico e conceptual dos coordenadores de cada disciplina que são tutores neste programa de residência artística.

*implica formação prévia ou uso supervisionado,

9. Formação Profissional e Boas Práticas
Temas essenciais à prática profissional no sector cultural: enquadramento fiscal, prestação de serviços, direitos de autor, contratos, seguros de obra e responsabilidades legais.
Boas práticas profissionais, essenciais para a colaboração com instituições, curadores, técnicos e públicos, abordando aspectos como a entrega de materiais de comunicação, organização de ficheiros e arquivo, apresentação de propostas e relação com estruturas de acolhimento.

10. Práticas Profissionais para Artistas
Práticas profissionais essenciais para a organização, marketing e comunicação na carreira artística como construção de site, portfólio, redes sociais ou candidaturas. Este programa é lecionado sob a forma de tutorias individuais e sessões coletivas.

11. Investigação
O Núcleo de Estudos Teóricos da BASE desafia anualmente os artistas residentes e alunos da BASE a desenvolverem um trabalho de investigação que reflita criticamente acerca da sua prática artística ou sobre um tema relevante para o campo da arte.

12. Prémios Residência Artística BASE
Bienal de Valada participação no Desforra Valada Weekend.
Galeria Sá da Costa uma exposição colectiva.
Miguel Castro Art Advisor aquisição de obras e uma exposição individual no Salão da BASE.
Gabinete de Madame Thao uma exposição individual.
Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul duas exposições individuais.

COORDENAÇÃO PATRÍCIA SASPORTES
. Nota biográfica Lisboa, 1988. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa em 2011. Frequentou o Mestrado em Mercados da Arte, ISCTE. Atualmente é doutoranda em História da Arte Contemporânea, FSCH-UNL. Co-fundadora da escola de arte Mart em 2013, da qual foi diretora até ao seu encerramento em 2021. Co-fundou a Base Escola de Arte em 2021, onde assume funções pedagógicas, de direção e coordenação pedagógica.

ARTISTAS E AGENTES DO MEIO ARTÍSTICO CONVIDADOS

CURADORES
MIGUEL MERUJE
. Nota biográfica Completou um doutoramento Europeu em História de Arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma participação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

PEDRO MIGUEL ARRIFANO
. Nota biográfica Doutorado em História da Arte Contemporânea e investigador do CHAM – Centro de Humanidades (CHAM – NOVA FCSH). Licenciado e Mestre em Filosofia nas áreas específicas de ética, estética e religião. Estudos Avançados do Ciclo de Estudos de Doutoramento no Domínio Científico: Ciências da Educação na área específica de Formação de adultos e supervisão e formação de professores na Universidade Nova de Lisboa. Participação em variados colóquios internacionais e nacionais ligados às temáticas da filosofia e da arte, bem como vários artigos publicados nessas mesmas áreas.

TUTORES DA BASE
CARLOS RIBEIRO
. Nota biográfica Almada, 1962. Essencialmente autodidata, tem procurado formação em áreas como a Filosofia, Estética, História da Arte, Performance, Curadoria, Desenho e Montagem de exposições, Edição de Vídeo, em locais como Ar.Co, MArt, SNBA, Gulbenkian, CCB, Culturgest, FCSH, RESTART, entre outros e na relação com artistas e entidades públicas e privadas. Entre 2019 e 2021 foi responsável pelo departamento de cerâmica na escola de arte Mart. Expõe regularmente desde 2009. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

FLÁVIA GERMANO BARRA
. Nota biográfica Valada, 1977. Artista plástica, vive em itinerância, entre Valada e Lisboa. Começou o seu percurso artístico no Ar.Co onde frequentou o curso de Pintura em 2005; bolseira do programa da Residência Artística na Escola de Arte Mart, 2019/2020. Trabalha essencialmente nas áreas do desenho, instalação e performance. Tem especial interesse na conceção artística site-specific, participativa e impermanente. Em carácter regular, desenvolve parcerias e colaborações com outros artistas e instituições. Integra o Conselho de Fundadores da Base Escola de Arte.

FREDERICO PRATAS
. Nota biográfica 
Angola, 1967. Vive e trabalha em Lisboa.
Pintor autodidata desde 2009; artista residente na MArt entre 2014 e 2021; e na BASE desde 2021.
Participa regularmente em exposições coletivas e individuais desde 2013, com destaque para apresentações na Galeria Sá da Costa, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Istituto Centrale per la Grafica, Museu de São Roque, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Casa-Museu Medeiros e Almeida e Museu Nogueira da Silva. Está representado em coleções particulares e institucionais, como é o caso da colecção da Fundação Calouste Gulbenkian. 
Integra o Conselho de Fundadores da BASE, onde é coordenador da Oficina de Desenho e Pintura.

MARIA RIBEIRO
. Nota biográfica Lisboa, 1983. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2014/2017) e mestrado em Escultura na mesma Faculdade (2017/2020). Anteriormente frequentou o Instituto de Artes e Ofícios (IAO) (2002/2005) na Fundação Ricardo Espírito Santo, onde posteriormente trabalhou e lecionou (2005/2012). Em 2010, colaborou com a North West Regional College em Derry, Irlanda do Norte, foi formadora num programa prático de construção em madeira e desde esse período tem desenvolvido inúmeras formações de construção e escultura para crianças e adultos em escolas, museus e instituições. Expõe regularmente desde 2016, tem participado em exposições coletivas e projetos artísticos.

Atelier acesso livre 24h / 7 dias por semana

Conteúdos Programáticos segundas, quartas e quintas, 14h30/18h

ANO LETIVO 2025/2026
Início do ano letivo 29 setembro 2025
Término do ano letivo 23 julho 2026

PAUSAS LECTIVAS
Férias do Natal 20 dezembro 2025 a 4 janeiro 2026
Férias do Carnaval 16 e 17 fevereiro 2026
Férias da Páscoa 31 março a 8 abril 2026

FERIADOS
Implantação da República domingo, 5 outubro 2025
Dia de Todos os Santos sábado, 1 novembro 2025
Restauração da Independência segunda, 1 dezembro 2025
Dia da Imaculada Conceição segunda, 8 dezembro 2025
Natal quinta, 25 dezembro 2025
Véspera de Ano Novo quarta, 31 dezembro 2025
Ano Novo quinta, 1 janeiro 2026
Carnaval terça, 17 fevereiro 2026
Sexta-Feira Santa sexta, 3 abril 2026
Páscoa domingo, 5 abril 2026
25 de Abril sábado, 25 abril 2026
Dia do Trabalhador sexta, 1 maio 2026
Dia de Portugal quarta, 10 junho 2026
Dia de Santo António sábado, 13 junho 2026
Corpo de Deus sexta, 19 junho 2026

. Com o pagamento anual integral (presencial: 3410,00 / online: 3300,00) do curso no ato de inscrição, o artista residente fica isento da taxa de inscrição, bem como do pagamento do seguro escolar. Em alternativa, as propinas podem ser pagas mensalmente:

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA PRESENCIAL

Mensalidade 325
Taxa de Inscrição 162,5
Seguro Escolar 5,50

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA ONLINE

Mensalidade 250
Taxa de Inscrição 125,50
Seguro Escolar 5,50

. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição.
. As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

Para se candidatar, é necessário enviar portfólio (em formato PDF), apresentação do trabalho artístico, carta de motivação e currículo para o email [email protected].

Após apreciação da candidatura, será realizada uma entrevista online ou presencial.

Os candidatos serão contactados por email.

CALENDÁRIO DA CANDIDATURA

Prazo limite envio de candidatura 10 de Agosto 2025

Entrevistas 18 de Agosto 2025

Resultados finais 25 de Agosto 2025

Data limite de inscrição 29 de Agosto 2025

Localização Oficinas da Escola Manuel da Maia. Rua Freitas Gazul nº6, 1350-149 Campo de Ourique, Lisboa.
Visitas por marcação, por favor agende a sua visita.

Contactos 92 754 90 92
[email protected]

Subscreva a nossa Newsletter